Sabemos que a maioria das instalações dos aplicativos são inicialmente preparadas para atender o pior caso, pois assim evitam-se vários problemas. Ainda mais que temos que levar em conta que o JDev, principalmente no caso do BPM, é utilizado por outros perfis de usuário, tais como analistas de processo e analistas de negócio.
Em contra partida, os que possuem máquinas melhores ficam com a tarefa de melhorá-lo.
O primeiro item é para os que possuem máquinas 64 bits. A JDK padrão [jdk160_24] é 32 bits. Essa troca de JDK é importante para que você consiga ampliar a quantidade de memória usada pela IDE.
Para mudar a JDK da sua IDE, edite o arquivo:
[$MIDDLEWARE_HOME]\jdeveloper\jdev\bin\jdev.conf
Altere o parâmetro SetJavaHome para o diretório de sua JDK 64 bits.
Repare que no gerenciador de tarefas o nome do aplicativo irá mudar de [jdeveloper.exe] para [jdev64W.exe].
Para alterar a quantidade de memória utilizada pela JVM de execução da IDE você deverá editar os arquivos:
[$MIDDLEWARE_HOME]\jdeveloper\ide\bin\ide.conf
Os valores exibidos na imagem deverão ser definidos por você levando em conta a configuração da sua máquina, pois se você preencher com os 3G em uma máquina que tenha 4G de memória, não sobrará nada para os outros aplicativos tais como o próprio sistema operacional.
Volte no arquivo [$MIDDLEWARE_HOME]\jdeveloper\jdev\bin\jdev.conf você pode alterar o MaxPermSize também levando em conta as configurações da sua máquina.
Caso você tenha dúvidas ou seja um iniciante em Java, há muito material disponível explicando todos os parâmetros de inicialização de uma JVM. Abaixo separei alguns que são interessantes:
Com estas configurações, você provavelmente não receberá mais as mensagens de pouca memória que sempre nos atormentam.
Saúde e força.·.